Coincidências ou talvez não...

ANÁLISE LITERÁRIA - Juvenil

«O Mistério do Quadro Desaparecido» é um livro temperado com aventura q.b. Personagens intrigantes, puzzles e códigos, pistas aparentemente desconexas, cartas enigmáticas, estranhos acontecimentos, misteriosas coincidências... ditam um enredo que se adivinha cativante para o público jovem.

Muito embora a tradução não mereça a melhor classificação e, por diversas vezes, comprometa o contexto correcto e o ritmo da leitura, no global, esta obra tem ingredientes capazes de prender a atenção do leitor. Uma maior dose de objectividade em detrimento de uma excessiva vertente fantasiosa, asseguraria, contudo, um maior envolvimento.

Calder Pillay e Petra Andalee são os "detectives" de serviço. Têm 12 anos e frequentam o 6º ano na Escola da Universidade de Chicago. Na sequência do roubo de um quadro de Vermeer, Calder e Petra envolvem-se num enredo perturbador. A narrativa vai deixando pistas essenciais para a resolução do mistério. Ao leitor "pede-se" atenção e perspicácia.

Refira-se, contudo, que não lhe assenta na perfeição o rótulo de "O Código da Vinci da literatura infanto-juvenil" – consideração tecida pela revista americana "Newsweek" e da qual a editora se serve para promover o livro. Ficção e “realidade” fundem-se com alguma perícia na busca de uma verdade: a resolução do misterioso desaparecimento. Porém, embora bem escrito, a coerência da fundamentação é, por vezes, frágil.

Escrito por Blue Balliett (nascida em Nova Iorque; formada em História da Arte pela Universidade de Brown) e com ilustrações de Brett Helquist (nascido em Gonado, Arizona; formado em Belas-Artes), este livro tem chancela da Editorial Presença e integra a colecção «Estrela do Mar». Tem 184 páginas. Está à venda por 8,08 euros.

Uma curiosa nota final para os potenciais leitores: no nome da autora, no nome da colecção e na palavra "desaparecido” há uma coincidência que pode ajudar a encontrar o padrão que desvenda o mistério... Boa leitura!

Sem comentários: