Prontuário da Língua Portuguesa para crianças e jovens

SUGESTÃO AVENTURADA

«Sempre Certo! - Prontuário da Língua Portuguesa» destina-se aos alunos dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico. Para a concepção desta obra contei com a colaboração de Lúcia Pereira (co-autora), João Carlos Matos (revisor científico) e Marta Martins (ilustradora).
Nos capítulos «Funcionamento da Língua» e «Classes de Palavras» apresentam-se conceitos e princípios fundamentais da língua, através de um discurso simples e directo, que introduz exemplos para as várias situações abordadas.
«Especificidades da Língua» ensina e esclarece as dúvidas e confusões mais frequentes, apostando também na exemplificação e numa estrutura funcional e apelativa cujo objectivo é a apreensão imediata da explicação clarificadora.
Visando a ampliação do vocabulário dos seus utilizadores, está contemplado o capítulo «Vocabulário» que apresenta as principais palavras onomatopaicas, bem com as siglas e acrónimos, termos informáticos, topónimos e gentílicos mais comuns.
«Sempre Certo!» favorece, ainda, a consolidação da ortografia definida pelo Acordo Ortográfico de 1990 ao introduzir e contextualizar as inovações inerentes, nomeadamente, a introdução das letras k, w e y no alfabeto; as modificações no uso de maiúsculas e minúsculas no início das palavras; a supressão de consoantes mudas ou não articuladas; as alterações na acentuação gráfica; e as alterações à utilização do hífen.
Tem 168 páginas e está conforme o Dicionário Terminológico e o Novo Acordo Ortográfico. O selo é da Editora Educação Nacional. Custa 8,90€.

Sem comentários: