Talento e mestria de Urbano Tavares Rodrigues

ANÁLISE LITERÁRIA
Urbano Tavares Rodrigues, professor e escritor, tem garantido uma produção literária notável. A sua extensa obra, que abarca vários géneros, já foi contemplada com distintos prémios e está traduzida em diversas línguas. É um dos escritores vivos mais relevantes da literatura portuguesa.
A obra "A Flor da Utopia" foi editada em 2003 - ano em que o autor comemorou 80 primaveras. Com chancela das Edições ASA, o livro revela - sem surpresas - o talento e a mestria de um grande escritor.
Descrições que são o registo de uma imaginação plena de audácia dão corpo a esta obra. Na verdade, trata-se de um álbum onde as palavras de Urbano Tavares Rodrigues casam com quinze ilustrações de Rogério Ribeiro. A direcção gráfica é de Armando Alves.
O escritor evoca numa prosa admirável, tantas vezes poética, três momentos revolucionários da História de França, de certo modo fundadores de todas as grandes transformações a que assistiu o Século XX e que se prolongam nos nossos dias: 1848, a Comuna, Maio de 1968. "A Queda das Estátuas", "A Hera Chorando Sangue" e "A Flor da Utopia" intitulam esses três momentos.
Propositadamente para esta obra, Urbano Tavares Rodrigues escreveu um texto autobiográfico, “A Estrada Que Ficou Para Trás” - um testemunho de vida. Palavras na primeira pessoa para revelar um percurso exímio. Impossível ignorar uma frase tão rica: "Uma vida, como um rio, faz-se também de outras vidas, que com ela confluem e lhe trazem alimento, alegria, luz, consciência da realidade" – diz o autor.
Integrando a colecção “O Prazer de Ler, O Prazer de Olhar”, esta obra está à venda por 15 euros.

Sem comentários: