“A leitura é uma escada feita à tua medida”, argumenta José Jorge Letria

ANÁLISE LITERÁRIA - Infantil
José Jorge Letria é autor de quase uma centena de livros, muitos dos quais destinados a crianças. Também poeta, jornalista e letrista, tem visto os seus trabalhos serem premiados em Portugal e no estrangeiro.
"Versos para os Pais lerem aos Filhos em Noites de Luar" e "Porta-te Bem!" são dois dos títulos que autor publicou pela Ambar.
O primeiro carrega consigo a cor de uma noite de luar. Um livro envolto pela escuridão, mas onde, em cada página, a luz da lua cede lugar ao brilho das palavras. São versos recheados de ternura e imaginação e polvilhados de sonho e afecto. Cruzam a lembrança do passado com o sabor do futuro. Fazem a ponte entre pais e filhos, entre avós e netos.
"A leitura é uma escada feita à tua medida; cada palavra sonhada, cada palavra aprendida será parente chegada da secreta melodia que na boca de quem lê tem nome de Poesia", argumenta José Jorge Letria nas derradeiras palavras do livro.
A par da poesia do autor está a ilustração de André Letria. São desenhos que recriam o universo retratado em cada novo poema; objectos em grande plano, mas que parecem pairar sobre a noite – talvez apenas tenuemente iluminados pela luz da lua e das estrelas.
"Versos para os Pais lerem aos Filhos em Noite de Luar" integra a colecção Sonhos a Cores e está à venda por 13 euros.

NADA DE ASNEIRAS!
"Porta-te Bem!" é um livro bem diferente. Mais enérgico e directo, este título é inquestionavelmente pedagógico (além de muito divertido e ritmado). Em forma de poesia, José Jorge Letria ensina às crianças os comportamentos mais adequados para "não voltar a fazer asneiras".
"Mãozinhas bem lavadas", "Cuida bem dos dentes", "Bons modos à mesa", "Saber dar o lugar", "Bom dia, por favor, perdão", "Mentir é muito feio", "Evita roer as unhas", "Leva o cão a passear", são alguns dos conselhos desenvolvidos no livro.
"Há coisas que nos distinguem do reino dos animais e uma boa educação nunca há-de estar a mais", sustenta o autor.
Joana Quental assina a ilustração da obra. São desenhos bem próximos do mundo de cor e traços incertos que preenche as manifestações das crianças. Rasgos de cor, manchas soltas de tinta, riscos e rabiscos, conferem uma intensa vitalidade ao livro.
"Porta-te Bem!" faz parte da colecção Biblioteca José Jorge Letria e está à venda por 11 euros.

Sem comentários: