Ficção com uma janela aberta para a realidade

ANÁLISE LITERÁRIA – Romance Juvenil


Os livros de António Mota destinados ao público juvenil carregam um profundo conhecimento de comportamentos, independentemente das idades ou dos contextos temporais. Os seus textos (que evidenciam trabalho de pesquisa) fluem num compasso ritmado, atraente e profícuo.
Entretenimento e aprendizagem surgem a par, enquanto resultado de uma escrita nada rebuscada mas escorreita e consistente, capaz de captar a atenção e assegurar o interesse do leitor.
"Pardinhas" é um dos vários títulos da colecção "Livros de António Mota". A viagem até Pardinhas, terra onde havia nascido o avô desta história, serve para desenrolar lembranças carregadas de emoção. Os netos, que dele tinham uma imagem não muito simpática, tornam-se ouvintes atentos das muitas vivências de tempos de outrora.
Os pormenores que o autor coloca na voz do avô estão ancorados na realidade – situações inscritas no passado, mas descritas com uma precisão que parece colocar o leitor nas cenas relatadas.
“Pardinhas” integra o Plano Nacional de Leitura (PNL)
– livro recomendado no programa de português do 8º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula.
"Fora de Serviço" é outro título da colecção "Livros de António Mota". Conta a história de uma mulher cansada de ser trabalhadora, esposa, mãe e dona de casa, sem colaboração doméstica dos filhos e do marido. Confrontados com a decisão daquela mulher de investir mais em si e no seu sonho profissional, filhos e pai acabam por perceber o que custa cuidar de um lar e, desta forma, firmam um compromisso que assenta na divisão de tarefas. Também aqui há a clara intenção de despertar uma consciência de contornos reais mas muitas vezes alheios ao entendimento - quer por ignorância de factos, quer por falta de empenho pessoal.
Este livro integra também o PNL - livro recomendado para o 5º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma e/ou a leitura com apoio do professor ou dos pais.
Os títulos aqui em destaque têm chancela da Gailivro
e estão à venda por 9,90 euros/cada.
O AUTORAntónio Mota nasceu em Vilarelho (Baião) em 1957. É professor do Ensino Básico desde 1975. Em 1979 publicou o primeiro livro: "A Aldeia das Flores". Em 1983, com a obra "O Rapaz de Louredo", ganhou um prémio da Associação Portuguesa de Escritores. Em 1990, com o romance "Pedro Alecrim" recebeu o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças. Em 1996, com a obra "A Casa das Bengalas", ganhou o Prémio António Botto. Em 2004 recebeu, pela segunda vez, o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, na modalidade livro ilustrado, com "Se eu fosse muito magrinho".
Os seus livros estão antologiados em volumes de ensino do Português e tem obras traduzidas em Espanha e Alemanha. Tem trinta obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura.

Sem comentários: