Hatherly na primeira e na terceira pessoa

ANÁLISE LITERÁRIA - Ensaio (Poesia)

É referenciada, a nível poético, como um dos nomes mais importantes das vanguardas portuguesas da segunda metade do século XX. A sua poesia reúne fortes tendências barroquizantes e visuais que a têm já levado a uma diluição de fronteiras entre expressão poética e intervenção plástica. Falamos de Ana Hatherly.
"Interfaces do Olhar" é uma colectânea de ensaios de vários autores (Ana Gabriela Macedo, Ana Marques Gastão, Casimiro de Brito, Elfriede Engelmayer, Fernando J. B. Martinho, Maria João Fernandes, Pedro Sena-Lino, Rogério Barbosa da Silva e Ruth Rosengarten) sobre a obra de Ana Hatherly. Os ensaios fazem parte da colecção Faces de Vénus, coordenada por Annabela Rita (doutorada em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea).
"Interfaces do Olhar" inclui ainda algumas entrevistas e uma antologia poética de Hatherly: meditações sobre a escrita, sobre a natureza, sobre a natureza humana... em poemas por palavras e em poemas por imagens (na sua sábia e inspiradora escrita de poemas visuais). A finalizar a obra, lugar ainda para uma detalhada bibliografia.
No seu conjunto, o livro constitui uma panorâmica da sua multifacetada obra, que se inscreve na linha de modernidade que dominou as artes e as letras do século XX - em que Ana Hatherly desempenha um papel fundamental.
Com chancela da Roma Editora
, "Interfaces do Olhar" custa 20 euros.

Sem comentários: