Apelo à curiosidade com soluções ousadas para problemas originais

ANÁLISE LITERÁRIA - Infantil


"Sua Senhoria, a Fada" é o segundo título da série "Crónicas de Sua Majestade, o Príncipe", da dupla Bruno Santos e Júlio Vanzeler.
Com a ajuda do Príncipe, a Fada vai tentar descobrir a causa e a solução para dois mistérios que a todos preocupam: os súbitos desaparecimentos e aparecimentos surpresa da tímida Princesa e a origem de uma súbita crise de espirros da Rainha Avó.
Uma história que vai beber aos tempos idos do “era uma vez...”, dando protagonismo a um príncipe, uma princesa e uma rainha no “palco” de um castelo; adicionando-lhe um toque de conto de fadas (com a presença da espampanante, roliça, vaidosa e nada "tradicional" Sua Senhoria, a Fada); e, ainda, oferecendo-lhe pormenores ancorados num futuro quase de ficção científica.
Este é o claro exemplo de uma obra que respira a dois tempos, o do texto e o das ilustrações - servidos e fruídos em partes iguais. Ambos provocam a curiosidade do leitor dando forma a um enredo que propõe soluções ousadas para problemas originais.
Vencedor do prémio de Literatura Ferreira de Castro, Bruno Santos escreve para crianças e adultos, e tem um significativo percurso no campo das artes plásticas, como artista e professor.
Júlio Vanzeler fez o curso de Design e Ilustração do CITEM, onde depois deu aulas de ilustração e desenho de figura. Colabora regularmente com o Teatro e Marionetas do Porto como ilustrador e designer de marionetas.
Editado pela Dom Quixote
, "Sua Senhoria, a Fada" (12,50 euros) sucede "Sua Majestade, o Príncipe".

Sem comentários: