Quando uma família atípica não cabe dentro de casa

ANÁLISE LITERÁRIA – Romance Juvenil
“A família que não cabia dentro de casa” é uma história que corre ao sabor de alguns acontecimentos (ou personagens) que se vão acrescentando à trama. A acção gira em torno de Maria Ana (uma jovem com 12 anos) e da sua atípica família. Tudo acontece num curto período de tempo.
Alexandre Honrado, o autor, faz prova da sua capacidade de aproximação ao imaginário juvenil. O discurso é doseadamente simples, fazendo-se valer de incursões que o projectam para a actualidade/realidade. O potencial comunicativo (no sentido de identificação do leitor com o texto) está, portanto, assegurado.
Mais do que ir adicionando novas personagens, a história parece tropeçar nelas. Acontecimentos inesperados vão carregando consigo novas figuras e, assim, a trama vai ganhando cor. A acção é, ainda, temperada com uma pitada de amor, amizade, humor e, até, um toque de mistério.
“A família que não cabia dentro de casa” é título do livro, mas funciona também como resumo ou pode mesmo descrever, na perfeição, o final da história. A aposta num enredo tão intencionalmente escancarado, poderá parecer redundante ou resultar numa leitura enfadonha... Errado! A mente de um jovem leitor poderá descobrir este livro como uma proposta interessante, assente num discurso coerente e actual. Fresco, leve e arejado. Arrisque-se dizer: um livro com aroma de Primavera.
Para além de escritor, Alexandre Honrado é jornalista, guionista, professor e investigador. É autor de livros para adultos, para crianças e jovens, manuais escolares, letras de canções, peças de teatro, guiões de ficção televisiva.
Com mais de quatro dezenas de títulos publicados em Portugal e no estrangeiro, Alexandre Honrado foi várias vezes premiado. O autor gosta de destacar a atribuição do Prémio de Literatura Infantil Comemorativo do 60º aniversário da Maternidade Alfredo da Costa, ao livro “História Dentro de uma Garrafa” – por ter sido essa a maternidade onde nasceu.
“A família que não cabia dentro de casa” conta com ilustrações de Rogério Taveira. Editado pela Ambar, este romance juvenil integra a colecção Aventura de Viver e está à venda por 9,92 euros. É um livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 6º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma e/ou a leitura com apoio do professor ou dos pais.
Recorde-se que Alexandre Honrado assina outros títulos desta colecção: "Uma Chuvada na Careca", "O Maior dos Mistérios", "Sentados no Silêncio" e "Uma Argola no Umbigo".

3 comentários:

Anónimo disse...

este é o livro que eu tou a ler! é muito interessante

Anabela Martins disse...

Este é um livro extremamente rico de conteúdo que aborda problemas importantes como o divórcio, a adolescência, a imigração ... sempre com um grande sentido de humor.

Apesar de ser um livro direccionado para jovens é apetecível a qualquer idade.

Anónimo disse...

Gostava muito de o começar a ler o livro!!!

<3