O caminho para descobrir a normalidade na diferença

ANÁLISE LITERÁRIA - Infantil
Psicóloga Inês Borges Taveira ajuda a quebrar um silêncio cheio de perguntas

“Os meus pais estão separados, mas não de mim", da autoria da psicóloga Inês Borges Taveira, é um livro para ser lido por filhos e pais. Fala de receios, necessidades, emoções, mudança, culpa, partilha, dor, amor... família, sentimentos.
"Escrevi este livro a pensar nestes pais corajosos que, não obstante a tempestade de mudança e emoção que os envolve, querem construir com os filhos uma nova forma de estar em família", escreve a autora.
Se uma criança enxerga muito além do que tantas vezes se supõe é também certo que esbarra frequentemente em angústias – tanto mais profundas quanto presas a mudanças no seu mundo familiar.
A separação/divórcio dos pais, quando não devidamente clarificada pelo diálogo, pode gerar uma incompreensão que se manifesta em isolamento sofrido ou em extroversão que amplifica comportamentos não raras vezes agressivos.
"Espero que a história de Sebastião e da família o ajude a pensar na sua; como cada um sente e vive a separação e como cada um pode contribuir para a nova família", explica Inês Borges Taveira.
Além de contar uma história onde, com certeza, inúmeros pequenos e graúdos se revêem, este livro aponta caminhos – indicações validadas pela adequada formação da autora.
Inês Borges Taveira é psicóloga (University of Durham) e Master of Science em Psicologia Clínica (University of Surrey), com pós-graduações em Terapia Familiar (Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar) e Mediação Familiar (Asociación Interdisciplinaria Española de Estudios de la Familia). Desde 1995 que se especializou na área do divórcio/separação, desenvolvendo trabalho de assessoria aos tribunais de família e menores e leccionando nesta matéria.
"Os meus pais estão separados, mas não de mim" fornece pistas que ajudam a encontrar a normalidade na diferença. É igualmente uma proposta interessante para leitores que não estando enquadrados pela temática podem, ao conhecer a história do Sebastião e da família, compreender melhor uma experiência que toca outros com quem lidam: sejam primos, amigos, colegas, conhecidos...
Integrando a colecção "O Sol e a Lua", editada pela Campo das Letras, este livro (11,55 euros) conta com ilustrações de Fernanda Fragateiro, artista cujos projectos passam também pela escultura, instalação, intervenções em espaços públicos, e colaboração em projectos de arquitectura ou paisagismo.

Sem comentários: