Uma estória espremida de um sonho de Ondjaki

ANÁLISE LITERÁRIA - Infantil

«Ynari a menina das cinco tranças» é um livro escrito com o coração. Essa certeza está na intenção e nas palavras. "Para escrever uma estória como esta, eu tive de espremer um sonho" – diz Ondjaki, o autor.
Talvez um sonho onde a grandeza e significado da palavra PAZ ilumine o coração dos homens. É esta a sabedoria que mora neste livro. A pequena Ynari personifica a inocência mas também a esperança. Ela dá as suas cinco tranças para alcançar um mundo melhor – uma troca que lhe parece justa. É essa a sua magia.
«Ynari a menina das cinco tranças» é uma obra sensível e original. Transporta o leitor para um universo onde magia e realidade se tocam, soltando contextos férteis em significados.
Oferece-se aos mais jovens leitores, mas carrega a condição que define uma excelente obra de literatura infantil: também o leitor adulto encontra nela a essência que renuncia a uma escancarada redundância e se oferece em inteligência.
Danuta Wojciechowska empresta o seu reconhecido talento de ilustradora. Os tons quentes de África tornam o livro ainda mais apelativo.

Esta obra, recomendada pelo Plano Nacional de Leitura para o 4.º ano de escolaridade (leitura autónoma e/ou a leitura com apoio do professor ou dos pais), tem chancela da Editorial Caminho. Tem 48 páginas e está à venda por 10,60 euros.

O AUTOR
Ondjaki nasceu em Luanda, em 1977. Licenciado em Sociologia, interessa-se também pelo teatro e pelo cinema. Publicou contos, poesia e romances. No ano 2000 recebeu uma menção honrosa no Prémio António Jacinto (Angola) pelo livro de poesia “Actu Sanguineu”.

A ILUSTRADORA
Danuta Wojciechowska recebeu o Prémio Nacional de Ilustração 2003. Foi a candidata portuguesa ao Prémio Hans Christian Andersen 2004. Nasceu no Québec (Canadá) em 1960 e é licenciada em Design de Comunicação. Vive e trabalha em Lisboa.

Sem comentários: