Sete pequenas histórias com assinatura de António Torrado

ANÁLISE LITERÁRIA - Infantil


"A Nuvem e o Caracol" é uma proposta da colecção Biblioteca António Torrado. Um livro para partir à descoberta de personagens várias; um livro para saborear. São sete pequenas histórias. Sete convites distintos. Sete refúgios de magia.
António Torrado não desperdiça palavras; os seus textos resultam de fácil digestão… Imagine-se uma refeição ligeira que nos satisfaz a gula!
O imaginário infantil mostra-se límpido, sem sinal de atrofia. São textos para leitores de tenra idade, mas com um conteúdo que refuta expressões demasiado redundantes ou temáticas estupidificantes. Não encerra segredos nem excelência, mas, inquestionavelmente, destila simplicidade.
A ASA publicou a primeira edição de "A Nuvem e o Caracol" em 1979. Trinta anos depois, este título sobrevive sem desgaste.
Para além da história que dá nome ao livro, os restantes portos de abrigo são: "A corneta faladora", "Os homens não entendem a fala dos cães", "Aqui há palhaços", "A ciganinha e o jerico", "O segredo dos búzios" e "Os ursinhos cor de canela". Objectos, animais, pessoas, assumem o papel de protagonistas em relatos onde a imaginação corre sem freio.
Todas as histórias são ilustradas por Maria João Sá. Desenhos coloridos e de traço firme, que deixam transparecer uma desejável doçura.
Com 62 páginas e num formato A5, o livro está à venda por 8,50 euros.

O AUTORAntónio Torrado nasceu em Lisboa (1939), mas tem raízes familiares na Beira Baixa. Poeta, ficcionista, dramaturgo, autor de obras de pedagogia e de investigação pediográfica, é por excelência um contador de histórias, estando muitos dos seus livros e contos traduzidos em várias línguas. A sua bibliografia regista mais de 120 títulos, onde sobressai a produção literária para crianças, contemplada com várias distinções.
Foi jornalista, editor, professor, produtor principal e chefe do Departamento de Programas Infantis da RTP. Actualmente, é Coordenador do Curso Anual de Expressão Poética e Narrativa no Centro de Arte Infantil da Fundação Calouste Gulbenkian. É o professor responsável pela disciplina de Escrita Dramatúrgica na Escola Superior de Teatro e Cinema. É dramaturgo residente na companhia de teatro Comuna em Lisboa.
Segundo o crítico e investigador José António Gomes: Torrado impôs-se como uma das figuras de maior relevo da nossa literatura do pós-25 de Abril e dificilmente se encontrará hoje um autor que, de forma tão equilibrada, saiba dosear em livro o humor, a crítica e os sinais de um profundo conhecimento do imaginário infantil.

1 comentário:

Tiago Mendes disse...

Reparei que referiu o livro Avatar, de Frederico Duarte, no passado do seu blog. Venho informá-lo que a continuaçã já está à venda, e que se chama Necromancia. Visite o fórum da saga, em www.destinodouniverso.pt.vu

Este fórum conta com a participação do autor e discute-se os livros da saga Destino do Universo (Avatar e Necromancia, para já, porque virão mais)

Tiago