Semear “Sonhos na Palma da Mão” para colher liberdade

ANÁLISE LITERÁRIA - Infantil
“No sonho, a liberdade..." - é a porta de entrada deste livro. Uma porta sem fechadura, através da qual todos podem passar. Pequenos, graúdos. Na capacidade de sonhar mora a grandeza da vida. No sonho não há amarras, castrações, limites. No sonho, apenas a liberdade. É este o sentido que dá cor a esta obra de Luísa Dacosta.
"Estes 'Sonhos na Palma da Mão' pagam, de certa maneira, o encanto que me deram 'A Rapariga dos Fósforos', 'A Sereiazinha', 'O Patinho Feio', 'O Rouxinol' [Andersen]" – justifica a autora. E, porque encanto com encanto se paga, eis um livro doce, terno e impregnado de magia.
O ponto de partida para o sonho é aqui um pequeno pássaro, talvez um rouxinol... que "no seu ninho passou a chocar os sonhos da menina". É a imaginação dessa menina que lhe dá alma e juntos viajam; percorrem histórias possíveis (ou impossíveis); histórias vestidas por personagens sem nome.
A menina que a autora tomou como protagonista é, tão-somente, uma menina, uma criança como tantas outras que na palma da mão têm poisados sonhos, muitos sonhos.
Finaliza a autora: "Como o abrir e o fechar de um leque, assim se abriam e fechavam os sonhos da menina com aquele passarinho do quarto da avó - até que ela se cansou e abandonou ao mistério da sua grácil fragilidade..."
"Sonhos na Palma da Mão", editado pela ASA, integra a colecção "Obras Completas de Luísa Dacosta para a Infância". As ilustrações são de Cristina Valadas. Está à venda por 8 euros. É um livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 4º ano de escolaridade destinado a leitura orientada na sala de aula.

A AUTORA
Ficcionista, cronista e poetisa com mais de duas dezenas de títulos publicados, Luísa Dacosta nasceu em 1927, em Vila Real, tendo-se formado na Faculdade de Letras de Lisboa, em Histórico-Filosóficas. Já distinguida pela Secção Portuguesa do IBBY (International Board on Books for Young People), que a escolheu como candidata portuguesa ao Prémio Han Christian Andersen - uma espécie de Nobel da literatura infantil.

3 comentários:

Maria Rosa disse...

Bem escrito este Livro

Anónimo disse...

ja li este livro vezes sem conta, quer dizer que gosto de o ler.

Anónimo disse...

Eu ando no 4º ano e estou a ler este livro.
Aminha personagem perferida é a avó.