Livros ricos e adaptados ao desenvolvimento emocional das crianças e jovens

ANÁLISE LITERÁRIA – Opinião


As capacidades de leitura e de escrita, começam a ser construídas muito antes de a criança entrar para a escola. O estímulo resulta de todo o universo de letras que a rodeia.
Quando uma criança tem a oportunidade de observar o uso que fazem da escrita e da leitura em seu redor, ela acaba por perceber a eficácia social desta actividade - condição indispensável para a construção da sua própria escrita/leitura.
Para crianças em idade escolar é de suma importância o papel das bibliotecas escolares, bem como a intervenção da família na criação de hábitos de leitura. O meio que rodeia a criança está carregado de significação, logo, o que nele se passa desperta curiosidade e é estimulante.
Portugal é um país que carrega a atribuição de baixos índices de leitura. Um perfil negativo que só poderá ser invertido partindo das novas gerações. Pais, professores e sociedade em geral, parecem estar conscientes dessa condição.
Ainda que a imprensa não lhe dedique especial atenção, a literatura infanto-juvenil começa a deixar de ser encarada como uma arte menor. Sinal da adesão dos portugueses a obras concebidas para essas faixas etárias é o facto de as editoras apostarem, a bom ritmo, na publicação de livros para crianças e jovens. Mais títulos (o que não implica necessariamente mais livros vendidos; apenas tiragens menores e uma maior rotatividade de títulos nos escaparates) e conteúdos cada vez mais ricos, é uma prática em crescendo. Além disso, a vitalidade desta área editorial constata-se, também, pela aposta em ilustradores qualificados.
A consciência de que os livros infantis (da autoria de novos autores, mas também com assinatura de grandes mestres da literatura) são o primeiro passo para aprimorar a cultura – com frutos a colher a médio/longo prazo –, tem vindo a estabelecer um crivo qualitativo cada vez mais apertado. Os exemplares colocados à venda vão deixando de apresentar conteúdos pobres e até estupidificantes. O resultado – comprovável num contacto atento com alguns dos muitos títulos que afloram nas livrarias – apresenta-se, regra geral, sob a forma de textos ricos, dinâmicos e adaptados ao desenvolvimento emocional das crianças e dos jovens.

Sem comentários: