A menina que enfrenta os lobos que saíram das paredes

ANÁLISE LITERÁRIA - Infanto-Juvenil


Atenção! Este não é, definitivamente, o típico livro infanto-juvenil; foge muito ao convencional. É preciso ter alguma coragem para folhear esta obra onde o medo do desconhecido é o tema principal. Mas é, também, uma história sobre coragem, vinda de quem menos se espera, vinda dos mais inconformados.
Escrita por Neil Gaiman, argumentista de BD, autor de “O Dia Em Que Troquei o Meu Pai por 2 Peixinhos Vermelhos” e responsável pela adaptação do filme de animação “Princesa Mononoke”, a obra é ilustrada por Dave McKean, ilustrador de centenas de capas de CD, livros e revistas de BD.
Esta é a história de Lucy que, ao andar às voltas por casa, começou a ouvir uns barulhos que vinham de dentro das paredes. Convencida de que se tratavam de lobos, tentou alertar a família, que não a levou a sério. Mas, um dia, “...os lobos saíram das paredes”. A família foi viver para a rua, enquanto via os lobos a destruir a casa. Lucy não desistiu de reconquistar o seu lar e criou um plano muito original para “domar os lobos”.
Com ilustrações fantásticas (nos dois sentidos), recorrendo, por vezes, a colagens de fotografias, McKean cria um ambiente sombrio, perfeitamente adaptado à história de Neil Gaiman.
“Os Lobos nas Paredes” é uma espécie de pesadelo de infância transposto para o papel; sendo um livro que deve ser lido na companhia de adultos. O álbum, da Vitamina BD, custa 16,99 euros.

Sem comentários: