Peixes vestidos com sentimentos de gente à deriva num aquário

ANÁLISE LITERÁRIA - Infantil

Um pequeno universo pleno de diversidade - assim é "O Aquário", um livro de João Pedro Mésseder, com ilustrações de Gémeo Luís.
No arranque do "Era uma vez..." desenha-se uma história de fantasia. O desenrolar desvenda um cenário líquido, rico pela diferença. Também as personagens são peças únicas no tabuleiro dos comportamentos e as relações estabelecidas transpiram a realidade.
João Pedro Mésseder conta aos mais pequenos a história de alguns peixinhos vestidos com sentimentos de gente. No seu pequeno mundo (perscrutado pelo olhar de um menino) os habitantes do aquário assumem comportamentos que vincam a diferença e atenuam a natureza que os une. Numa situação limite, as atitudes azedas e preconceituosas acabam por ceder, dando lugar à confraternização, amizade e entreajuda - sem quaisquer moralismos forjados.
"O Aquário" custa 12,50 euros e integra o Plano Nacional de Leitura
para o 3º ano de escolaridade - destinado à leitura orientada na sala de aula (grau de dificuldade II). Trata-se de uma edição da Deriva, cuja linha editorial aposta em dar a conhecer as "literaturas periféricas". "Editaremos escritores que não aceitam a pena perpétua do consumismo como nos é imposto pelo estado das coisas culturais", pode ler-se em www.derivaeditores.pt.
João Pedro Mésseder (pseudónimo literário de José António Gomes) tem publicado poesia e obras para crianças, algumas delas premiadas. Um dos seus livros infantis foi nomeado para a Lista de Honra do IBBY (International Board on Books for Young People).
Gémeo Luís obteve, em 2002, uma Menção Especial do Júri do Prémio Nacional de Ilustração e foi um dos cinco portugueses seleccionados para a exposição internacional Ilustrarte. Em 2006 foi congratulado com o Prémio Nacional de Ilustração, pelo livro “O Quê Que Quem”.

Sem comentários: