“Crescer Cidadão” de forma divertida

ANÁLISE LITERÁRIA - Infantil/Didáctico

“Crescer Cidadão” é crescer consciente dos direitos e deveres que assistem a cada um; é respeitar as diferenças; é aprender a afirmar-se, com informação, correcção e responsabilidade, em contexto de sociedade. A cidadania e todas as noções que lhe estão inerentes, são fundamentais no processo de educação. A colecção “Crescer Cidadão” – que acaba de ser lançada pelas Edições Nova Gaia – vai ao encontro dessas noções. Cada livro tem uma tripla valência: uma história divertida e potenciadora de comportamentos saudáveis; um leque de actividades que visam, pela vertente mais prática, desenvolver uma cidadania activa; e, ainda, um “Guia para educadores”.
Da autoria de Jennifer Moore-Mallinos, “Tu consegues!” e “Posso esperar para crescer!” são os dois primeiros títulos da colecção. Estão à venda por 9,50 euros. Seguir-se-ão os títulos “Tenho dislexia!” e “Jogo limpo!”. As ilustrações – coloridas e dinâmicas – têm assinatura de Marta Fàbrega.
Em “Tu consegues!”, através dos olhos de um menino, exploram-se algumas das situações reais vivenciadas por quem anda de cadeira de rodas. A história põe à prova, sem quaisquer resquícios de vitimização, o desejo de uma criança que apenas quer ser um entre iguais: poder estudar, brincar, passear, jogar…
“Posso esperar para crescer!” fala do desejo, comummente experienciado pelas crianças, de crescer para se livrarem do cumprimento de regras e para não sofrerem as consequências desencadeadas pela desobediência. Acompanhando a história protagonizada pela pequena Tatiana, os leitores vão perceber que há tempo para crescer, aliás “às vezes é difícil ser criança, mas é divertido fazer tolices de vez em quanto” – pode ler-se no livro.
Não se trata de livros encharcados em moralidade, mas sim de livros que através de uma, bem conseguida, aproximação ao universo infantil, retratam os direitos e as obrigações enquanto noções integradoras e essenciais.

Sem comentários: