Viagens de José Jorge Letria entre a realidade e a utopia

ANÁLISE LITERÁRIA - Infantil



Da colecção Sonhos a Cores, editada pela Ambar, eis dois títulos de José Jorge Letria: “António e o Principezinho” e “Os Animais Fantásticos”.
Originalmente publicado em 1993, "António e o Principezinho", foi reeditado em 2005. É uma história intemporal e para ser lida sem restrições de faixa etária.
José Jorge Letria presta homenagem a Antoine de Saint-Exupéry, o autor de "O Principezinho" – igualmente uma obra intemporal.
Saint-Exupéry surge – numa fusão de real e ficção – como o personagem António. Colocado no centro da criação literária de Letria, António interage com uma personagem por si inventada, o Principezinho. A realidade vai, progressivamente, cedendo terreno à imaginação e o leitor acaba por embarcar naquele sonho de menino/homem, numa viagem imaginária e eterna que contorna a morte ancorando em portos de lembranças.
Trata-se de um livro mágico, terno e sensível. Valoriza as palavras, a amizade e as relações humanas – bem em sintonia com o universo retratado por Saint-Exupéry. As ilustrações são de Teresa Lima, vencedora do Prémio Nacional de Ilustração em 1998.

"Os Animais Fantásticos" é um livro que dá a conhecer animais nascidos da imaginação humana: do basilisco ao unicórnio, passando pelo centauro, pelo ciclope, pela esfinge, pela fénix e pelo lobisomem, entre outros.
No total, o autor reconstitui, poeticamente, os contornos maravilhosos que ditam a "existência" de dezanove animais mágicos e que asseguram o seu lugar no imaginário das civilizações, nas mitologias, nos livros de contos e nas lendas tradicionais.
Às palavras de José Jorge Letria juntam-se as ilustrações de André Letria – mais um título que regista a união de talentos de pai e filho.
Poeta, jornalista, letrista, dramaturgo e ensaísta, José Jorge Letria foi distinguido com alguns dos mais importantes prémios literários portugueses (Associação Portuguesa de Escritores, Gulbenkian) e também com o Prémio Plural (México), o Prémio Internacional UNESCO, o Prix Internacional des Arts et des Lettres (Paris).
Na área da literatura infanto-juvenil (onde já publicou mais de três dezenas de títulos) destacam-se obras como "Versos de fazer ó-ó", "Portugal para os Pequeninos" e "Timor contado às Crianças... e aos outros".
Cada um dos livros aqui em destaque custa 12 euros.

Sem comentários: