Contos de Rubem Alves chamam as angústias pelos nomes

ANÁLISE LITERÁRIA - Infantil

"As Mais Belas Histórias de Rubem Alves" é uma selecção de oito dos mais apaixonantes contos do autor para a infância.
Plenas de alma, ternura e sabedoria, as histórias recriam um mundo maravilhoso onde a capacidade de sonhar afasta a cortina onde estão desenhados os medos e obstáculos que os mais pequenos enfrentam a cada novo desafio.
Nas palavras do próprio Rubem Alves, "as histórias têm o poder de transfigurar o quotidiano. Elas chamam as angústias pelos nomes e dizem o medo em canções. Com isto, angústias e medos ficam mais mansos".
Cada história encerra uma ponte entre adultos e crianças - feito apenas conseguido por grandes contadores. Problemas que atormentam os mais crescidos conseguem na literatura do brasileiro Rubem Alves um reflexo incrivelmente nítido. Separação, despedida, doença, morte, solidão... são temas dolorosos, de abordagem difícil, que só as metáforas ajudam a abordar, sem contornar.
"O mundo das crianças não é tão risonho quanto se pensa. Há medos confusos, difusos, as experiências das perdas, bichos, coisas, pessoas que vão e não voltam...", diz o autor - num dos vários textos de enquadramento que enriquecem esta obra.
Não obstante o uso de algumas expressões em português do Brasil, todo o discurso empregue pinta com simplicidade e inteligibilidade as peripécias dos vários heróis.
Nota máxima também para a imagem global do livro. Com fabulosas ilustrações de Aida Xavier, toda a obra ganha uma envolvência mágica. Traços com muita cor, beleza, ritmo e vitalidade, dão vida às histórias do mestre Rubem Alves.
"A menina e o pássaro encantado", "A árvore e a aranha", "A selva e o mar", "A montanha encantada dos gansos selvagens", "O medo da sementinha", "A operação de Lili", "A história dos três porquinhos" e "A volta do pássaro encantado" - são as oito apaixonantes histórias.
O livro integra a Colecção Fantasia das Edições ASA. Custa 13 euros.

Contador de histórias, filósofo, pedagogo, poeta, teólogo...
Rubem Alves nasceu em 1933, no Estado de Minas Gerais, no Brasil. Casou-se em 1959 e teve três filhos: Sérgio, Marcos e Raquel (a sua musa na escrita de contos infantis).
Na literatura e a poesia encontrou a alegria que o manteve vivo nas horas más por que passou. Assume-se admirador de Adélia Prado, Guimarães Rosa, Manoel de Barros, Octávio Paz, Saramago, Nietzsche, T. S. Eliot, Camus, Santo Agostinho, Borges e Fernando Pessoa, entre outros.
Afirma que é “psicanalista, embora heterodoxo”, pois acredita que no mais profundo do inconsciente mora a beleza. A sua obra, vasta e diversificada, resulta de uma actividade intensa em áreas tão distintas como a pedagogia, a poesia, a filosofia, o ensaio, a teologia, a literatura infantil e a psicanálise.
É um dos intelectuais mais famosos e respeitados do Brasil, com vários títulos já publicados na área das Ciências da Educação e da Literatura Infanto-Juvenil.

Sem comentários: