ANÁLISE LITERÁRIA - Infantil
“Contos ou Histórias dos Tempos Idos”, de Charles Perrault, é uma edição que prima pela sobriedade e beleza. As histórias que imortalizaram Perrault (1628-1703), e que constituíram o volume original editado em 1697, revelam-se aqui numa tradução que retém a sua simplicidade e inteligência.
Aos famosos contos “A Bela Adormecida”, “O Capuchinho Vermelho”, “Cinderela”, “O Gato das Botas” e “O Polegarzinho”, Perrault juntou mais três, menos conhecidos: “As Fadas”, “Riquet, o da Poupa” e “Barba-Azul”. Após a edição de 1697, juntou-lhes um último conto, “Pele de Burro”.
Neste exemplar, editado pela Europa-América, cada conto é acrescido da moral da história, em verso, que Perrault incluiu na edição original, mas que foi frequentemente suprimida em versões posteriores.
A singularidade desta obra está também ancorada nas ilustrações de Gustave Doré (1832-1883), um dos mais prestigiados ilustradores do século XIX. São quarenta ilustrações de página inteira, plenas de expressividade.
A crítica contemporânea ao analisar os contos de Perrault lê-os como algo mais do que histórias destinadas às crianças; uma análise à qual é impossível fugir ao constatar a profunda sabedoria com que estão vestidas.
“Contos ou Histórias dos Tempos Idos” (24,10 euros) inclui, ainda, uma nota bibliográfica, um prefácio por P.-J. Stahl e um artigo de Charles Augustin Saint-Beuve.
Perrault, Grimm, Andersen…

Os contos que continuam a merecer um maior número de edições são sobretudo os dos Irmãos Grimm, os contos em prosa de Perrault, alguns contos de Andersen e algumas adaptações dos clássicos revisitados pela Walt Disney. A maioria das editoras portuguesas tem, entre as suas edições para crianças, uma colecção de contos de todos os tempos.
“Na Terra dos Contos de Fadas” (13,02 euros) é uma das propostas da Porto Editora. Ilustrada por Van Gool, esta obra destina-se a crianças a partir dos cinco anos e é uma compilação de dez histórias e contos.
A editora Papa-Letras, exímia na oferta de livros que complementam o trabalho do educador, têm no seu catálogo vários títulos deste âmbito. “Contos Clássicos 3”, por exemplo, reúne seis histórias clássicas e tradicionais adaptadas por Margarida Braga e ilustradas por Ricardo Neto, agrupadas numa edição modesta mas muito válida (6,21 euros).
Por fim, referência ao livro “Aprender com o Grande Livro dos Contos”, da Didáctica Editora. Uma obra que marca diferença ao conduzir as personagens de oito contos clássicos na apresentação de diversas temáticas: as horas, os tipos de animais, as profissões, as partes do corpo, os números, as cores, as diferenças, as primeiras palavras. Um verdadeiro álbum com ilustrações dinâmicas à venda por 20,14 euros.