Se fosse um intervalo

PALAVRAS COM ALMA

mais que o teu nome, queria redescrever o sentimento, pôr uma casa ali no sentimento e povoá-la com fantasmas narrados. quem me lesse pensando que de imaginação seria eu rica, e de talento para fazer histórias sobre nomes sonhados. uma história que fosse realmente, arrancá-la da vida a pouco e pouco e depois, com a história, criar-te novamente e aos teus braços.

Ana Luísa Amaral in Se fosse um intervalo, Publicações Dom Quixote [link], Lisboa, 2009

As fábulas de Esopo recontadas e ilustradas

ANÁLISE LITERÁRIA - INFANTIL

Esopo permanece mais como personagem lendária do que histórica. Diz-se que era um escravo e viveu na Grécia há mais de 2500 anos. Tornou-se famoso pelas suas pequenas histórias de animais, cada uma delas com um sentido e um ensinamento. As fábulas de Esopo, contadas e readaptadas por muitos, tornaram-se parte da nossa vivência diária.
António Mota reconta, numa edição bela e completa, essas fábulas que imortalizaram Esopo. A fábula é um conto de moralidade popular, uma lição de inteligência, de justiça, de sagacidade – é este o seu invariável universo, aqui temperado pela criativa interpretação e escrita altamente comunicativa de António Mota. As ilustrações, que parecem envolvidas por uma aura poética – vagueando entre a doçura e a agressividade –, são de Pedro Pires.
Este livro, com 174 páginas, é recomendado pelo Plano Nacional de Leitura (link) para o 4.º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma e leitura com apoio do professor ou dos pais.
Editado pela Gailivro (link), custa 19,99 euros.