Os dias do Amor - um poema para cada dia do ano

LITERATURA - Lançamento
365 vozes que se erguem em 365 poemas de amor em todas as formas, em várias nacionalidades, um para cada dia do ano. Desde Shakespeare, Hölderlin, Edgar Allan Poe, entre outros, a poetas portugueses contemporâneos como Ramos Rosa, Vasco Graça-Moura, Sérgio Godinho, Alice Vieira, entre muitos outros, unidos para celebrar o Amor.
Com recolha, selecção e organização de Inês Ramos e prefácio de Henrique Manuel Bento Fialho, o livro (436 páginas) está à venda por 14,90 euros.

Um site onde a fotografia é fonte de paixão!

SUGESTÃO AVENTURADA
Mergulhe na beleza e sensibilidade de http://www.adrifil.net/ – um site onde a fotografia é fonte de paixão!
Na galeria de fotografias, os temas são diversos: animais, monumentos, paisagens… São instantes, situações e locais que os seus autores vão registando e partilhando.
Lugar, ainda, para uma secção de “escritos”: textos sobre técnicas simples de fotografia que ajudam a melhorar o resultado final de uma foto.
E, por fim, um blog onde a dupla “adrifil” destaca as suas fotos mais recentes, disponibiliza notícias do mundo da fotografia, informações acerca de concursos, apresentação de novos equipamentos e, ainda, links para outros sites igualmente interessantes.
Livraria Lello & Irmão
“O actual edifício foi inaugurado em 1906 mas o início da história desta livraria do Porto (Portugal), de estilo neogótico, remonta a 1869.
Em 2008 a Livraria Lello & Irmão foi considerada pelo jornal inglês ‘The Guardian’ a terceira mais bela do mundo.”

Contos tradicionais para os mais jovens leitores

ANÁLISE LITERÁRIA - Infantil

"Os Macacos" e "O Cego e o Mealheiro" integram a colecção Contos do Arco da Velha, editada pela Ambar. São histórias tradicionais portuguesas recontadas em versos simples, altamente sintéticos e apelativos. Maria Teresa dos Santos Silva, professora e tradutora de vários livros infantis, assina os textos. Ao ritmo das palavras junta-se a energia das ilustrações, providenciadas por José Miguel Ribeiro - autor do premiado filme de animação "A Suspeita". Cada exemplar custa 7,35 euros.
Filosofia idêntica se aplica à colecção "Novos Ilustradores", onde contos tradicionais portugueses surgem recontados pelo jornalista e escritor José Viale Moutinho. Textos simples que asseguram uma fácil memorização das narrativas, juntam-se ao talento criativo de diferentes ilustradores. "A Sopa de Pedra" tem ilustrações de Inês de Oliveira e "O Moço de Cego" revela o traço de Nuno Fisteus. Editados pela Campo das Letras, estes dois exemplares estão à venda por 5,29 euros.

Segredo

PALAVRAS COM ALMA

Esta noite morri muitas vezes, à espera
de um sonho que viesse de repente
e às escuras dançasse com a minha alma
enquanto fosses tu a conduzir
o seu ritmo assombrado nas trevas do corpo,
toda a espiral das horas que se erguessem
no poço dos sentidos. Quem és tu,
promessa imaginária que me ensina
a decifrar as intenções do vento,
a música da chuva nas janelas
sob o frio de fevereiro? O amor
ofereceu-me o teu rosto absoluto,
projectou os teus olhos no meu céu
e segreda-me agora uma palavra:
o teu nome - essa última fala da última
estrela quase a morrer
pouco a pouco embebida no meu próprio sangue
e o meu sangue à procura do teu coração.

Fernando Pinto do Amaral in Poesia Reunida 1990-2000 (Dom Quixote)

Como investir o dinheiro em tempos de crise?

SUGESTÃO AVENTURADA

A editora Esfera dos Livros vai promover, no próximo dia 12 de Fevereiro (quinta-feira), a conferência “Como investir o dinheiro em tempos de crise”.
O orador principal é Aitor Zárate, autor dos livros “O que os ricos sabem e não contam” e “Mexe o teu dinheiro e enriquece em tempos de crise” (à venda a partir do próximo dia 5 de Fevereiro). Conhecido especialista em fiscalidade e formador da reputada ESIC - Escuela Superior de Ingenieros Comerciales, em Madrid, Zárate irá deixar alguns conselhos práticos sobre como investir o dinheiro em alturas difíceis.
A conferência terá lugar na sala de reuniões do Hotel Fénix (Praça Marques de Pombal - Lisboa). A entrada é livre (os interessados devem confirmar a sua presença enviando um e-mail para
apoio@esferadoslivros.pt/).

Sete pequenas histórias com assinatura de António Torrado

ANÁLISE LITERÁRIA - Infantil


"A Nuvem e o Caracol" é uma proposta da colecção Biblioteca António Torrado. Um livro para partir à descoberta de personagens várias; um livro para saborear. São sete pequenas histórias. Sete convites distintos. Sete refúgios de magia.
António Torrado não desperdiça palavras; os seus textos resultam de fácil digestão… Imagine-se uma refeição ligeira que nos satisfaz a gula!
O imaginário infantil mostra-se límpido, sem sinal de atrofia. São textos para leitores de tenra idade, mas com um conteúdo que refuta expressões demasiado redundantes ou temáticas estupidificantes. Não encerra segredos nem excelência, mas, inquestionavelmente, destila simplicidade.
A ASA publicou a primeira edição de "A Nuvem e o Caracol" em 1979. Trinta anos depois, este título sobrevive sem desgaste.
Para além da história que dá nome ao livro, os restantes portos de abrigo são: "A corneta faladora", "Os homens não entendem a fala dos cães", "Aqui há palhaços", "A ciganinha e o jerico", "O segredo dos búzios" e "Os ursinhos cor de canela". Objectos, animais, pessoas, assumem o papel de protagonistas em relatos onde a imaginação corre sem freio.
Todas as histórias são ilustradas por Maria João Sá. Desenhos coloridos e de traço firme, que deixam transparecer uma desejável doçura.
Com 62 páginas e num formato A5, o livro está à venda por 8,50 euros.

O AUTORAntónio Torrado nasceu em Lisboa (1939), mas tem raízes familiares na Beira Baixa. Poeta, ficcionista, dramaturgo, autor de obras de pedagogia e de investigação pediográfica, é por excelência um contador de histórias, estando muitos dos seus livros e contos traduzidos em várias línguas. A sua bibliografia regista mais de 120 títulos, onde sobressai a produção literária para crianças, contemplada com várias distinções.
Foi jornalista, editor, professor, produtor principal e chefe do Departamento de Programas Infantis da RTP. Actualmente, é Coordenador do Curso Anual de Expressão Poética e Narrativa no Centro de Arte Infantil da Fundação Calouste Gulbenkian. É o professor responsável pela disciplina de Escrita Dramatúrgica na Escola Superior de Teatro e Cinema. É dramaturgo residente na companhia de teatro Comuna em Lisboa.
Segundo o crítico e investigador José António Gomes: Torrado impôs-se como uma das figuras de maior relevo da nossa literatura do pós-25 de Abril e dificilmente se encontrará hoje um autor que, de forma tão equilibrada, saiba dosear em livro o humor, a crítica e os sinais de um profundo conhecimento do imaginário infantil.